Perícia técnico científica – CSI

José Ricardo Rocha Bandeira – bandeira@conpej.org.br

Nos últimos tempos as tvs por assinaturas tem sido invadidas por seriados sobre perícias criminais, tornando-se verdadeira moda entre os aficionados por este seguimento profissional que desperta a curiosidade e o sonho de milhares de pessoas em todo o mundo.

Também conhecidos como Peritos investigadores ou CSI – CRIME SCENE INVESTIGATOR, estes investigadores de cena de crime desempenham um papel impar no que diz respeito a solução de crimes, onde muitas vezes as provas são mínimas e os indícios e presunções quase não existem.

Munidos de equipamentos especiais desconhecidos pela maioria da população, e de um elevado conhecimento técnico e cientifico estes peritos são capazes de desvendar, através da técnica os mais difíceis e insolucionáveis casos criminais.

Geralmente estes peritos entram em cena para maximizar a coleta de evidencias e apontar a solução do crime em questão, com a utilização de um aguçado e treinado raciocínio pericial capaz de juntar peças como num verdadeiro quebra cabeças.

Mais quem são estes profissionais? E como eles atuam na elucidação de um crime?

Aqui no Brasil, quando ocorre um crime 03 peritos distintos e com funções diversas podem entrar em ação para o esclarecimento da verdade, são eles: O perito criminal, o perito medico legista e o perito Papiloscopista.

Cabe ao Perito Criminal efetuar o levantamento e estudo do local do crime apurando como o mesmo ocorreu e em quais circunstâncias, informando quais os meios e equipamentos utilizados na pratica do crime, para a realização deste trabalho pericial é fundamental a correta preservação do local do crime, que não pode em hipótese alguma ser violado, sob pena de destruição das provas e vestígios deixados pelos criminosos.

Ao Perito Medico Legista, cabe a tarefa de efetuar a autopsia no corpo da vitima, para descobrir qual foi a causa da morte, neste momento o Perito leva em consideração todas as evidencias encontradas no corpo da vitima, como marcas, hematomas, ossos quebrados ou fraturados, vestígios de substancias e alimentos ingeridos de forma voluntária ou não, nas ultimas horas ou até mesmo dias, entre outros.

O Perito Palioscopista que em muitos estados não é considerado Perito, tem a missão de examinar as individuais dactiloscópicas do corpo da vitima colhendo as digitais dos pés e das mãos, para uma posterior localização destas impressões digitais junto aos arquivos dos institutos de identificação, tem também a função de efetuar o levantamento das impressões digitais deixadas pelos criminosos no local do crime.

A prova pericial não é a única prova valida admitida, existem outras provas como as testemunhais e as documentais, que também devem ser levadas em consideração, nem tão pouco existe hierarquia entre as provas de um processo ou inquérito criminal, porem todos admitem que a prova técnico cientifica é sempre imparcial e objetiva, pois foi produzida por profissionais capacitados e apitos a emitir seus pareceres.

Somando-se os trabalhos efetuados por estes 03 peritos, dificilmente teremos um crime sem solução, pois a soma destas conclusões sempre levará a autoridade competente a um resultado conclusivo no que diz respeito a materialidade de um crime, embasando o inquérito policial, dando substancia e credibilidade as investigações e municiando as autoridades Jurídicas de provas necessárias para que possam formar o seu livre convencimento.

Finalizando os Peritos devem sentir-se honrados, pois desempenham uma função impar e de grande prestigio, despertando os sonhos e a admiração de todos, Sendo úteis ao esclarecimento da verdade e indispensáveis para o auxilio a Delegados, Promotores, defensores, Juizes e Desembargadores.

” Quando todos estiverem em duvida, quando nada puder ser provado e quando todos os esforços tiverem sido em vão, Revelaremos a verdade através do uso da técnica e da ciência” o autor.

Informações Bibliográficas:

Sobre o autor:
Comendador Prof. José Ricardo Rocha Bandeira Presidente do Conselho Nacional de Peritos Judiciais